Cursos online

Termine seus estudos Clique aqui

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Jesus de Nazaré & Jesus Cristo



A Fé remove o bom senso. Não que não se deve ter fé. Na maioria das vezes ela se faz necessária. Mas acreditar num mito que dividiu a humanidade em antes e depois dele. Para muitos um homem santo, para outros um Semi-Deus, e ainda outro grupo que prefere achar que não passou de um homem comum à frente de seu tempo ou simples profeta.
E quem era esse personagem tão importante, quanto enigmático, da nossa história? Ou seriam os personagens?
Relembrando a bíblia, temos Jesus, de Nazaré, nascido em Belém numa manjedoura no período de senso populacional e mais algumas coisas, que levou os cientistas a calcular o nascimento dele entre 3 e 5 de maio, de 4 ou 7 A.C. Nunca teremos consenso nessas datas históricas, ainda mais quando entramos em méritos milenares de fé, cega e cruel, que amordaçou o mundo numa época de raras informações e censura inversamente proporcional. Na história sempre vai haver 3 lados, ou 4, dependendo de quem se envolve no fato. Vai ter a versão do vencido, do vencedor e a verdade absoluta, e também, pode ter a quarta versão, que será do mediador do fato.
Neste caso especifico, temos dois homens e uma história em comum. Jesus Cristo era versado e desconhecido. Viajado e conhecedor da história do povo Hebreu e seus dogmas, esteve na Índia, na Grécia e outros países, tomou conhecimento da religião Hindu e Budista, bem como a racionalidade do mundo Helênico. Enquanto isso, um pobre homem da Galiléia, possivelmente um camponês de Nazaré chamado Jesus, continuava pobre e ignorante.
Em algum momento esses homens cruzaram na vida e descobriram ser homônimos e idênticos. Adepto do amor livre, Jesus Cristo era bissexual, e relacionava-se com homens, Pedro deixa isso claro em um trecho de seu diário, ao relatar seu ciúme ao ver o mestre beijando Maria de Magdala. Neste tempo, peregrinando pelos povoados do reino de Israel sob domínio dos romanos, buscava levar a esperança às pessoas, e também, informar e instruir o povo, na imensa maioria analfabeta, sobre os mandos e desmando dos poderosos, bem como, a injustiça dos sacerdotes de YHWH.

 
Semana que vem a segunda parte dessa história.